Com o italiano Valentino Rossi e o espanhol Dani Pedrosa sem pontuar, o australiano Casey Stoner aumentou sua folga para levar o título da MotoGP, depois de vencer o Grande Prêmio de San Marino neste domingo.
Somando 271 pontos na classificação geral, Stoner abriu 85 de vantagem sobre Rossi, que não terminou a corrida, por causa de problemas mecânicos com a sua Yamaha na quarta volta da corrida.
Pedrosa, terceiro colocado no campeonato com 168 (103 atrás de Stoner), envolveu-se em uma acidente com o francês Randy de Puniet logo na primeira volta e também abandonou.
Com isso, Stoner poderá ser campeão na próxima etapa, que será realizada no circuito de Estoril, em Portugal, caso vença a corrida e Valentino Rossi termine pelo menos em sexto lugar.
Em Misano Adriático, Stoner percorreu as 28 voltas do circuito com tranqülidade, mas em ritmo forte. Chris Vermuelen terminou na segunda posição e fez a dobradinha australiana no pódio em San Marino. O norte-americano John Hopkins completou o pódio com o terceiro lugar.
O brasileiro Alexandre Barros, que largou em 17º, teve que abandonar por problemas mecânicos a 12 voltas do fim, depois de fazer uma boa corrida de recuperação e ocupar a sétima posição.
Confira a classificação do GP de San Marino:
1. Casey Stoner (AUS/Ducati) 44min34s720
2. Chris Vermeulen (AUS/Suzuki) a 4s851
3. John Hopkins (EUA/Suzuki) a 16s002
4. Marco Melandri (ITA/Honda) a 22s737
5. Loris Capirossi (ITA/Ducati) a 24s787
6. Carlos Checa (ESP/Honda) a 34s986
7. Toni Elías (ESP/Honda) a 40s896
8. Anthony West (AUS/Kawasaki) a 41s774
9. Colin Edwards (EUA/Yamaha) a 47s146
10. Shinya Nakano (JPN/Honda) a 48s808
11. Alex Hofmann (ALE/Ducati) a 49s299
12. Sylvain Guintoli (FRA/Yamaha) a 1min09s176
13. Nicky Hayden (EUA/Honda) a 1min20s424
14. Makoto Tamada (JPN/Yamaha) a 1min34s223
15. Kurtis Roberts (EUA/KR) a 1 volta
O espanhol Jorge Lorenzo, da Aprilia, conquistou neste domingo a oitava vitória consecutiva na temporada ao cruzar em primeiro a linha de chegada do Grande Prêmio de San Marino, categoria 250 cc.
O piloto completou as 26 voltas da prova em 42mmin54s427 e abriu 54 pontos sobre o segundo colocado na classificação geral, Alex de Angelis, que corria em casa, mas acabou em quinto lugar.
A um ponto de Angelis, na terceira posição, o italiano Andrea Divizioso liderou a prova no circuito de Misano Adriático até a 18ª volta, quando teve problemas com sua moto e abandonou.
O japonês Hiroshi Aoyama e o espanhol Héctor Barberá completaram o pódio ao lado de Lorenzo, na segunda e terceira posição, respectivamente.
O próximo GP de motovelocidade será disputado em Portugal, no circuito de Estoril, no próximo dia 16.
Confira a classfificação da prova:
1. Jorge Lorenzo (ESP/Aprilia) - 42min54s427
2. Hiroshi Aoyama (JPN/KTM) a 3s578
3. Héctor Barberá (ESP/Aprilia) a 7s041
4. Thomas Luthi (SUI/Aprilia) a 7s213
5. Alex de Angelis (RSM/Aprilia) a 7s664
6. Shuhei Aoyama (JPN/Honda) a 36s234
7. Roberto Locatelli (ITA/Gilera) a 36s918
8. Álvaro Bautista (ESP/Aprilia) a 36s936
9. Yuki Takahashi (JPN/Honda) a 37s142
10. Julián Simón (ESP/Honda) a 40s293
11. Jules Cluzel (FRA/Aprilia) a 51s720
12. Aleix Espargaró (ESP/Aprilia) a 56s620
13. Ratthapark Wilairot (TAI/Honda) a 1min00s060
14. Karel Abraham (CHE/Aprilia) a 1min01s500
15. Eugene Laverty (IRL/Honda) a 1min09s950
A AMD (American Motorcyle Dealer) e o site Dealer-World.com promovem anualmente o Campeonato Mundial de Construtores de Motos Custom.
Embora sejam os americanos os que mais têm visibilidade quando se trata de motocicletas dessa categoria, neste ano construtores de dez diferentes nacionalidades se colocaram entre os 20 primeiros classificados.
O grande campeão foi o sueco Stellan Egeland, responsável pela construção do modelo batizado de “Hulster 8 valve”. O japonês Chicara Nagata conquistou o vice-campeonato, numa das eleições mais apertadas já realizadas até agora, com sua moto chamada “Chicara Art Two”.
Acabou ficando para outro nipônico a terceira posição: Keiji Kawakita, com uma “Red Gladiator” mais conservadora, que tomou elementos de uma “bobber” tradicional misturados com o estilo “streetfighter” europeu.
O melhor norte-americano apareceu em quarto lugar e foi Dave Cook, de Milwaukee.
Jean Azevedo, piloto da equipe Petrobras, embarcou neste sábado para a Argentina, rumo a sua estréia no Por Las Pampas Rally, prova válida pelo Campeonato Mundial de Cross Country para motos e carros.
A competição terá início nesta segunda-feira (27), na cidade de Bariloche, e término no dia 5 de setembro em Iquique, no Chile. O percurso será de 4.116 quilômetros, sendo 2.315 de trechos cronometrados, números muito próximos aos do Rally dos Sertões.
O corredor brasileiro competirá com uma motocicleta KTM 700, a mesma que utiliza no Rally Dakar. “Acredito que o grande desafio desse rali é agüentar as fortes mudanças climáticas no decorrer da prova”, afirmou Azevedo.
“No início, passaremos por regiões muito frias e depois chegaremos ao Deserto do Atacama, que é muito quente. Sem dúvida, o rali também será um teste de resistência física para qualquer piloto de moto. Minha meta é chegar entre os três primeiros”, apostou.
A prova terá um número menor de participantes que o registrado no Sertões, mas como é válida pelo mundial de motos e carros, nomes importantes estarão presentes.
Na briga pela vitória dos veículos de duas rodas estarão apenas 29 competidores, entre os quais Marc Comá (Espanha), David Casteu (França), Francisco Lopez (Chile), Rúben Faria (Portugal), Helder Rodrigues (Portugal), Jordi Viladoms (Espanha) e Pal Ander Ullevalseter (Noruega). Além de Jean, o Brasil será representado por Rodolpho Mattheis, que estréia na prova com uma KTM 525.
Neste ano, Azevedo ainda tem programada a sua participação no UAE Desert Challenge, em Dubai, nos Emirados Árabes, como preparativo para o Lisboa-Dakar 2008.
Loris Capirossi confirmou nesta quinta-feira, em Brno, na República Tcheca, que assinou contrato com a Suzuki para a próxima temporada da MotoGP, com uma opção de estender o acordo para 2009.
“Fui muito feliz nos cinco anos vividos com a Ducati, porque disputamos ótimos campeonatos e vencemos algumas corridas. Mas cheguei a um momento na vida em que é preciso encarar mudanças e buscar novos desafios”, afirmou o italiano de 34 anos, que terá o australiano Chris Vermeulen como companheiro.
Em dez anos competindo na categoria máxima do motociclismo, Capirossi alcançou resultados que o fizeram ser considerado um bom piloto. Nenhum gênio das pistas, mas capaz de brigar pelas primeiras posições com freqüência.
No currículo, acumula oito vitórias, 13 pole-positions, dez voltas mais rápidas e 39 pódios. Seu melhor desempenho na classificação foi o terceiro lugar alcançado no ano passado, com a Ducati, e em 2001, quando defendia a Honda.
Apesar de não ter comentado, um dos motivos que fizeram o corredor deixar a tradicional escuderia vermelha foi a contratação de Marco Melandri para ser o novo companheiro de Casey Stoner. Para Loris, a Ducati prometeu estudar a possibilidade de correr com uma terceira moto; mas o piloto, nada satisfeito, resolveu partir para outra.
No certame atual, Capirossi ocupa o oitavo lugar da classificação com 77 pontos, enquanto seu companheiro de equipe, Stoner, lidera a tabela com 221 tentos.